JAPÃO / 1910-1952

CURIOSIDADES DO PERÍODO DAS CÉDULAS

Em nosso acervo de cédulas japonesas, nosso foco está em peças de três períodos distintos da história.

 

Ocupação Japonesa da Coreia foi o período em que a Coreia esteve sob o domínio japonês como parte dos 35 anos da expansão imperialista do Japão (29 de agosto de 1910 - 15 de agosto de 1945). O domínio japonês terminou em 1945, logo após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial.

 

A Coreia foi ocupada e declarada um protetorado japonês no Tratado de Eulsa em 1905, e oficialmente anexada em 1910, através do Tratado de Anexação. O envolvimento do Japão na região começou com o Tratado de Ganghwa em 1876 durante a Dinastia Joseon. Os tratados de 1905 e 1910 foram finalmente declarados "nulos" por parte do Japão e Coreia do Sul em 1965.

A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi travada de 1937 a 1945 entre a China e o Japão, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar dos conflitos permanentes entre as duas nações existirem desde 1931, chamados de “incidentes”, a guerra em larga escala começou em julho de 1937 e só terminou com a rendição incondicional do Império Japonês aos Aliados em setembro de 1945.O motivo principal dos incidentes seria a intenção de anexação de territórios chineses pelo Império Japonês, que iniciava uma nova fase de colonialismo baseado no militarismo. A China, apesar de seu imenso território e população, passava por um período de franca decadência, iniciada ainda no século XIX, passando pelo fim da monarquia e com uma guerra civil entre o governo republicano capitalista e a frente comunista liderada por Mao Tse-tung. Este cenário foi perfeito para as intenções japonesas de anexação da Manchúria e da península da Coreia.

 

A palavra “incidente” (jihen, em japonês) era usada pelos japoneses já que nenhuma nação tinha até então declarado guerra uma à outra. Os japoneses na verdade queriam evitar a intervenção de outras potências no conflito asiático, como a Grã-Bretanha e principalmente os Estados Unidos, principal exportador de aço e petróleo para o país, caso as escaramuças locais fossem chamadas de guerra.

 

Um destes incidentes, o Incidente da Ponte Marco Polo de 1937, marca oficialmente o início do conflito, que até 1941 foi lutado de forma solitária (exceto por algumas centenas de pilotos soviéticos enviados em 1937 e os Tigres Voadores americanos em 1940) e em desvantagem pela China contra o Japão, passando a uma guerra em larga escala envolvendo outros países depois do ataque japonês a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941 e a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e no teatro de operações do Pacífico.

A Ocupação do Japão pelas Forças Aliadas foi um período da história do Japão que compreendeu o final da Segunda Guerra Mundial, em 14 de agosto de 1945, até o fim da ocupação pelos Aliados em 28 de abril de 1952.

 

O Japão rendeu-se aos Aliados em 14 de agosto de 1945, quando o governo japonês os notificou de que havia aceitado os termos da Declaração de Potsdam. No dia seguinte, o Imperador Hirohito anunciou a rendição incondicional do Japão pelo rádio. O anúncio foi o primeiro jamais feito pelo imperador por rádio, e a primeira vez que a maioria dos cidadãos japoneses ouviu a voz de seu soberano. Esta data é conhecida como Vitória sobre o Japão, ou Dia V-J, e marcou o fim da Segunda Guerra e o início de um longo processo de recuperação para o combalido Japão.

 

A ocupação foi encabeçada pelos Estados Unidos, com a contribuição de Austrália, Índia, Nova Zelândia e Reino Unido. Com esta presença estrangeira, pela primeira vez em sua história o Japão se viu ocupado por um poder externo.

 

O Tratado de Paz de São Francisco, assinado a 8 de setembro de 1951, marcou o fim da ocupação pelos Aliados, e após sua ratificação em 28 de abril de 1952, o Japão voltou a ser um Estado independente.

Acervo - MFHN

1 YEN

1 YEN 1916 - JAPÃO Ocupação japonesa da Coreia

5 YEN

5 YEN 1938 - JAPÃO Guerra Sino-japonesa

10 YEN

10 YEN 1938 - JAPÃO Guerra Sino-japonesa

1 YEN

1 YEN 1946 - JAPÃO Ocupação do Japão pelas forças aliadas

50 SEN

50 SEN 1948 - JAPÃO Ocupação do Japão pelas forças aliadas

10 SEN

10 SEN 1947 - JAPÃO Ocupação do Japão pelas forças aliadas